R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo (11) 4750-1195 contato@ortopedistajoelho.com.br


Transplante de Menisco

O joelho é um membro que sempre está envolvido em alguma atividade de impacto, mesmo que seja de baixa intensidade. Uma "simples" caminhada, por exemplo, exige que os nossos joelhos suportem cerca de 2 a 3 vezes o peso do corpo a cada passo feito. Para complicar esse cenário, o formato dos ossos do joelho (tíbia e fêmur) não se encaixam perfeitamente.

Esse formato cria locais dentro do joelho onde o impacto acaba sendo maior, aumentando os riscos de destruição nessas regiões. Para evitar a destruição do joelho, o impacto precisa ser dissipado de alguma forma, que é feito pelos meniscos. Cada joelho possui 2 meniscos para amortecer os impactos que essa articulação recebe.

Dessa forma, por conta de sua função, os meniscos podem ser acometidos por dois principais problemas: degeneração e rotura. No primeiro caso, é o desgaste inerente ao uso e ao envelhecimento. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver o problema mais precocemente por uma série de motivos, como genética, deformidades no joelho e sobrepeso, por exemplo. Geralmente, o tratamento da degeneração do menisco envolve medidas não cirúrgicas, tais como viscossuplementação, nutracêuticos, atividade física supervisionada e fisioterapia.

No caso da rotura, ela pode ocorrer ou não por causa de um trauma: depois de realizar uma trilha; uma caminhada na prata; entorses no futebol, basquete e outras modalidades; após sofrer um escorregão ou tropeço; após levantar da posição de cócoras; associado à lesão do ligamento cruzado anterior.

Como tratar lesões de menisco com o transplante de menisco

No entanto, existem situações em que o menisco está muito comprometido e não é possível tratá-lo. Nessas situações, pode ser aventada a possibilidade de realizar o transplante de menisco, um procedimento de alta complexidade. As três opções de tratamento: sutura meniscal, meniscectomia e transplante de menisco, possuem suas particularidades e visam a recuperação das funções do joelho, bem como proteger a saúde dessa articulação. Por isso, o tratamento deve ser manejado por ortopedista especializado em cirurgia do joelho.

Perguntas
Frequentes

Quando o menisco se desgasta, ele se desprende do joelho, o que nós chamamos de extrusão.
Sim, porque o menisco serve como amortecedor do joelho. A sutura dá a chance do menisco cicatrizar, preservando, com isso, a saúde do joelho.
Em 1.3% dos casos de transplantes realizados no mundo, ocorrem reações imunológicas, mas em nenhum deles podemos chamar de rejeição franca. Mesmo nesses raros casos, o resultado do transplante não foi afetado.
Sim, pois segue as mesmas normas utilizadas para qualquer outro tipo de transplante (fígado, rim, coração...). O transplante é realizado somente em hospitais credenciados e com ortopedistas habilitados.
O objetivo da viscossuplementação nos casos de lesão do menisco é proteger a cartilagem que costuma ser sobrecarregada pelo mau funcionamento do menisco lesado. Por isso, é um procedimento válido nessas situações.

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: