R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo 11 3394.5007 contato@ortopedistajoelho.com.br


Transplante de Cartilagem do Joelho

A cartilagem que recobre os nossos ossos pode ser comparada, analogamente, ao asfalto que cobre as ruas: quando ele está em boas condições, os veículos se locomovem sem complicações. No entanto, conforme o fluxo aumenta, existem fatores que podem comprometer o estado do asfalto: alto fluxo, peso dos carros, acidentes ou até mesmo a qualidade do material, resultando em um desgaste inevitável. Nesse exemplo comparativo, a cartilagem se desgasta a medida que a pessoa envelhece. Esse processo pode ser acelerado por uso excessivo da articulação, peso elevado, traumas (ex.: fraturas, entorses) e fatores genéticos.

Existem dois tipos principais de lesões na cartilagem: quando ela se alastra por muitas regiões do joelho, em outras palavras, de maneira mais generalizada, a chamamos de artrose (ou osteoartrite, gonartrose, osteoartrose). Já abordamos o tratamento para artrose no site. Nessa seção, falarei mais especificamente sobre as lesões focais (mais pontuais) da cartilagem, como se fossem - recuperando a analogia do asfalto usada no começo do texto - os "buracos" da rua que necessitam de recapeamento.

Os "buracos" que são formados na cartilagem podem ser mais superficiais ou bem profundos, atingindo dessa forma, até o osso que deveria estar coberto. As lesões profundas são as mais preocupante, pois resultado em dor e possuem menor potencial de cicatrização. Por conta disso, essas lesões são também as que podem necessitar de tratamento cirúrgico.

Tratamento de transplante de cartilagem do joelho

As opções de tratamento cirúrgico para lesão na cartilagem variam conforme tamanho da lesão, e inclui microfraturas, membranas de colágeno e transplante de cartilagem do joelho. A cartilagem utilizada no transplante pode ser proveniente do próprio paciente – pelas técnicas de mosaicoplastia ou de implante de condrócitos – ou de doador falecido – semelhante a transplante de outros órgãos, como fígado e coração.

A última opção é o transplante de doador falecido, utilizado quando a área doente é grande, dificultando ou impossibilitando a cobertura total da lesão com as outras técnicas que descrevi acima. São muitas opções de tratamento que precisam ser avaliadas pelo cirurgião especialista em joelho e expostas a você, paciente. Cada caso tem sua particularidade e recomendo sempre a consulta médica com ortopedista habilitado.

Perguntas
Frequentes

Não, porque retiramos cartilagem de áreas que não são importantes para a saúde do joelho.
Não, porque o transplante de cartilagem não sofre rejeição. É diferente do transplante de outros órgãos, como fígado, rim, coração, etc.
Utiliza-se o termo condromalácia para se referir a lesões superficiais, de pouca repercussão para a saúde do joelho. Tais lesões não costumam exigir cirurgia. Por outro lado, lesões profundas, com repercussão para a saúde do joelho, sim. Verifique com o especialista de joelho em que categoria você se enquadra.
Toda cirurgia tem seus riscos, por menor que seja. Entretanto, a taxa de sucesso nessas cirurgias excede 80% nos primeiros 5 anos após o procedimento. Por outro lado, não operar implica em sofrer com dor e perda da qualidade de vida.
As fissuras podem ou não ter algum significado para o seu joelho, dependendo da extensão, profundidade e localização. Uma coisa é certa: se você buscou atendimento, significa que algo não vai bem com sua saúde, e precisa ser tratado. Independente do que for, verifique com o especialista de joelho em que situação você se encaixa para que o tratamento mais adequado seja empregado.

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: