Substituição Articular

Método cirúrgico para substituição articular, a artroplastia é um procedimento para colocação de próteses, que são implantes metálicos e polietileno de densidade alta em pacientes com artrose (desgaste da articulação). A cirurgia de substituição articular é reconhecida como uma das técnicas com maior efetividade na medicina.   Comumente realizada no quadril e joelho, o procedimento tem a finalidade de restabelecer a função da articulação e reduzir a dor em pacientes com osteoartrite (artrose), melhorando, assim, sua qualidade de vida.  

Quando a substituição articular é indicada?

  Com uma avaliação médica detalhada, os especialistas recomendam o procedimento cirúrgico para substituição articular quando não há possibilidades de melhorias com outros tratamentos ortopédicos, como ondas de choque, viscossuplementação, plasma rico em plaquetas, denervação dos geniculares, entre outros.    A cirurgia de prótese para o quadril é indicada, geralmente, aos pacientes com perda de cartilagem na região do quadril, quando o desgaste é causado devido à artrose ou artrite reumatoide.    Já para os pacientes com artrose do joelho, a artroplastia é recomendada para substituir superfícies ósseas com desgaste na cartilagem nas regiões do fêmur, patela e tíbia.  A artrose é caracterizada pela degeneração crônica que desestabiliza a articulação do joelho, provocando dores e dificuldades para locomoção.   

Substituição Articular e Qualidade de Vida

  Na cirurgia para substituição articular, as articulações danificadas devem receber implantes metálicos, ou de cerâmica, com polietileno para restaurar a biomecânica e promover melhorias de qualidade de vida ao paciente.   Benefícios:  
  • Diminuição das dores crônicas
  • Aumento da mobilidade articular
  • Capacidade de movimentar a articulação para sentar, levantar, caminhar, subir escadas
 

Agende uma consulta com o especialista

  Com mais de 10 anos de experiência, o médico ortopedista Dr. Carlos Vinicius é referência na realização de cirurgias por meio de técnicas inovadoras, auxiliando pacientes a restabelecer as funções de articulações e a alcançar melhorias na qualidade de vida. Agende sua consulta com o médico especialista e tire suas dúvidas sobre cirurgia de substituição articular.

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Ondas de Choque para Joelho

A terapia de Ondas de Choque para Joelho é um tratamento não invasivo e ...

Ondas de Choque para Tratar Artrose

A artrose é o desgaste da articulação (ex.: joelho, pé, quadril, etc). Embora seja ...

Ondas de Choque para Tratar Feridas na Pele

Não é de hoje que ondas sonoras são utilizadas na medicina. O ultrassom, por ...

Ondas de Choque para Tratar Tendinites

O tendão é a parte do músculo que se conecta ao osso para dar ...

Ondas de Choque para Tratar Osteonecrose

Por razões idiopáticas (desconhecidas) na maioria das vezes, os ossos podem “morrer”. Não é ...

Agende sua
Consulta ou Teleconsulta

São Paulo:
WhatsApp:
São Paulo:
WhatsApp:

Perguntas
Frequentes

Na cirurgia de artroplastia, o médico ortopedista remove a cartilagem e o osso que foram danificados pela doença, fazendo assim a implantação da prótese no local. Para definir a prótese para substituir a articulação, o especialista deve levar em consideração diversos aspectos da rotina do paciente acometido pela osteoartrite. Hábitos de vida, faixa etária e condições da articulação são alguns dos fatores essenciais para avaliar as opções de próteses mais adequadas ao paciente, permitindo que ele possa retomar a rotina de maneira confortável e segura, podendo realizar atividades simples como caminhadas e subir em escadas sem apresentar sintomas de dores.
A substituição articular no joelho, atualmente, pode ser realizada por dois métodos distintos: artroplastia de joelho navegada ou cirurgia convencional. A escolha do procedimento mais indicado para o paciente deve ser feita levando em consideração o seu histórico clínico, pois cada caso é único e deve ser analisado pelo especialista. Está sendo desenvolvida a cirurgia por robótica, então, num futuro muito próximo, os pacientes poderão se beneficiar dessa tecnologia. No entanto, é importante destacar que as duas cirurgias para substituir a articulação, navegada ou convencional, são igualmente benéficas e apresentam resultados satisfatórios. As diferenças, portanto, podem ser observadas nas técnicas aplicadas para realizar o procedimento cirúrgico. No método de artroplastia navegada, a cirurgia é feita com auxílio de computador e software de captação de informações anatômicas em tempo real, permitindo maior precisão das incisões e posicionamento das ferramentas. Por sua vez, a técnica convencional é realizada sem computadores, sendo feita com uma combinação de guias específicos para visualização do procedimento. A escolha do método mais adequado para o paciente pode variar conforme o diagnóstico, faixa etária e gravidade da patologia que está afetando a articulação.

Tem alguma dúvida?

Ligue para nós! 11 4750.1185

Envie um

WhatsApp! 11 93403.4003

Quer conhecer melhor
o trabalho do
Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr
Carlos Vinícius
nas redes sociais

Quer conhecer melhor o trabalho do Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr Carlos Vinícius
nas redes sociais

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by:
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde