R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo (11) 4750-1185 contato@ortopedistajoelho.com.br


Ruptura de Tendão

Enquanto os ligamentos (já descritos em outra sessão deste site) ligam osso com osso, os tendões unem um músculo a um osso. Os tendões fazem parte do músculo, mas, diferente do músculo, não são contráteis e são pouco elásticos. Essa característica é necessária justamente para que o tendão possa resistir à força de contração do músculo e se manter firmemente grudado ao osso, permitindo o movimento do membro. Dessa forma, lesões que causam a ruptura do tendão devem ser tratadas o quanto antes para não comprometer a qualidade de vida da pessoa.

Explicando melhor: o joelho basicamente possui dois tipos de movimentos, a extensão e a flexão; ou seja, esticar e dobrar o joelho. A extensão do joelho é realizada pelo músculo quadríceps, que transmite toda sua força para esticar a tíbia (osso da perna) através de 2 tendões grudados na patela (o osso central do joelho). O primeiro deles é o tendão quadricipital (ou tendão do quadríceps), que recebe este nome por fazer parte diretamente do quadríceps.

Este tendão gruda na parte de cima patela e puxa a patela para cima. Da parte de baixo da patela, sai o segundo tendão, que é o tendão patelar. Este tendão é puxado para cima pela patela e, por sua vez, o tendão patelar puxa a tíbia, estendendo o joelho.

Em conjunto, os tendões quadricipital e patelar suportam até cerca de 17.5 vezes o peso do nosso corpo. Mesmo sendo bastante resistentes, esses tendões podem ser rompidos, seja por algum trauma (ex.: queda da escada, queda de moto), excesso de peso (ex.: pessoas com obesidade mórbida, levantamento de peso excessivo), ou degeneração (ex.: senilidade, tendinopatia crônica).

Tratamento para ruptura de um tendão do joelho

Não existe espaço para o tratamento não cirúrgico nas rupturas totais do tendão do quadríceps e do tendão patelar. As rupturas parciais, por outro lado, devem ser avaliadas caso a caso para determinar o tipo de tratamento.

No caso do tratamento não cirúrgico, imobilizamos o joelho do paciente com uma órtese ou aparelho gessado. Orientamos o paciente a não pisar com o joelho machucado enquanto não houver cicatrização suficiente. Além disso, prescrevemos sessões de fisioterapia que são iniciadas assim que julgarmos que o tendão apresenta força suficiente para suportar os exercícios.

Geralmente, dentro de 3 a 6 meses, o paciente pode retomar suas atividades habituais. Existem duas opções de tratamento cirúrgico: o reparo ou a reconstrução do tendão rompido. O reparo do tendão é realizado, geralmente, quando a lesão é aguda (i.e., com menos de 3-4 semanas). O procedimento consiste na sutura (i.e., costura) do tendão lesado. A reconstrução do tendão é realizada para os casos crônicos (i.e, com mais de 1 mês de lesão) ou com grande destruição tecidual. O procedimento consiste em utilizar enxerto ou retalho para recriar o tendão danificado.

A recuperação após a cirurgia envolve um período de imobilização do joelho e de proibição para pisar com o membro operado, seguido de ganho progressivo de mobilidade e fortalecimento muscular. Os ganhos devem ser progressivos, respeitando a velocidade de regeneração tecidual. Pular etapas nos casos de ruptura de tendão podem determinar o fracasso do tratamento.

Agende sua
Consulta

Agende sua consulta com o Dr. Carlos Vinicus.

São Paulo:
11 3394.5007

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Ruptura Crônica

Os tendões são partes essenciais no corpo humano, sendo responsáveis por unir um músculo ...

Ruptura Aguda

Os tendões são partes essenciais no corpo humano, sendo responsáveis por unir um músculo ...

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: