R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo (11) 4750-1185 contato@ortopedistajoelho.com.br


Prótese Unicompartimental para Joelho

Conforme detalhei em outras páginas desse site dedicadas a informar sobre o tema da artrose, o joelho pode ser dividido em 3 partes: a parte interna (medial), externa (lateral, e a parte entre a patela e o fêmur (patelofemoral). O desgaste do joelho, chamado de artrose (osteoartrite ou gonartrose), por sua vez, pode ocorrer em qualquer uma dessas partes, em todas as combinações possíveis (ex.: medial e lateral, medial e patelofemoral, etc.).

Quando a artrose ocorre somente em uma parte, chamamos a artrose de unicompartimental; e quando ocorre em todas as partes, chamamos de artrose tricompartimental, ou total. Tanto a artrose de 1 parte quanto a de todo o joelho pode ser inicialmente tratada de forma não cirúrgica, com viscossuplementação, ondas de choque, fisioterapia, medicamentos, etc.

Quando o tratamento não cirúrgico é insuficiente para aliviar a dor do paciente e recuperar sua qualidade de vida, indicamos o tratamento cirúrgico.

Como é a cirurgia para colocar a prótese parcial (unicompartimental) de joelho?

A cirurgia de prótese unicompartimental é bem semelhante ao realizado para a prótese total de joelho, com a diferença que fazemos uma incisão (corte cirúrgico) menor, utilizamos outro modelo de prótese e, normalmente, não colocamos (ao término da cirurgia) um dreno, pois o sangramento é menor.

Internamos o paciente em jejum de 8 horas e o encaminhamos ao centro cirúrgico, de onde segue para a sala de cirurgia. Após o procedimento anestésico (raquianestesia pela coluna lombar e sedação), posicionamos o paciente deitado na mesa de cirurgia e colocamos um torniquete na coxa a ser operada a fim de minimizar o sangramento durante a cirurgia e melhorar a visualização da anatomia do joelho.

Inicio a cirurgia com a incisão, de aproximadamente 10cm, e visualizo o joelho por dentro. Com uso ferramentas cirúrgicas, retiro a cartilagem doente e corrijo pequenas deformidades do joelho (ex.: joelho torto para fora ou para dentro). Quando o joelho tem uma deformidade severa, não é possível fazer a prótese parcial. Somente conseguimos corrigir grandes deformidades com osteotomias ou com a artroplastia total.

Depois, utilizo serras cirúrgicas para remodelar a geometria dos ossos da parte doente do joelho, permitindo que a prótese se encaixe perfeitamente, semelhante às peças de um Lego®. Para evitar que a prótese não se desencaixe dos ossos, preenchemo-la com um cimento ósseo composto de polimetilmetacrilato, que funciona com princípio semelhante ao cimento utilizado na construção civil. Colocada a prótese, costuramos a pele e realizamos o curativo.

Artoplastia

Perguntas
Frequentes

Não. Com a evolução tecnológica e melhor capacitação do especialista de joelho, a durabilidade das próteses tem sido a mesma.
Não se deve tomar por base a experiência de outras pessoas para julgar o benefício de uma cirurgia. Cada caso tem sua particularidade e nenhuma cirurgia é isenta de complicações. Os estudos científicos avaliam a experiência de milhares de pessoas e isso sim tem um peso significativo. Com base nesse peso, podemos afirmar que a cirurgia tem sucesso em mais de 95% dos casos dentro dos primeiros 10-15 anos após o procedimento.
Jamais utilize medicamentos, ervas e qualquer outro produto sem o consentimento do cirurgião que te operou, pois isso pode custar caro para sua saúde.
A prótese também desgasta e a manutenção dela requer uma nova cirurgia. Por isso, não são todas as atividades físicas que estão liberadas, sob risco de perder a cirurgia. Verifique com o especialista de joelho quais atividades você pode fazer e quais são arriscadas.
Sim, além de colocarmos a prótese no joelho, corrigimos as deformidades do joelho.

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: