Plasma Rico em Plaquetas

A terapia com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) usa injeções de uma concentração de plaquetas do próprio paciente para acelerar a cicatrização de tendões, ligamentos, músculos e articulações lesados.   Desta forma, as injeções de PRP usam o sistema de cura de cada paciente para melhorar os problemas musculoesqueléticos. Estas inserções de plasma, que são baseadas no seu próprio sangue, são cada vez mais usadas para tratar lesões esportivas e para ajudar na restauração de feridas após a cirurgia.    O Plasma Rico em Plaquetas está associado a fatores de crescimento, por meio da retirada e centrifugação de uma amostra de sangue do próprio paciente, sendo efetiva inclusive antes e após fraturas ósseas e procedimentos cirúrgicos.

O que é o plasma e o que são as plaquetas?

  O plasma é a parte líquida do sangue composta principalmente por água e proteínas. Ele permite que os glóbulos brancos e vermelhos e as plaquetas se movam pela corrente sanguínea. As plaquetas são um tipo de célula sanguínea que faz o seu sangue coagular. Eles também desempenham um papel importante na cura.

Como é feita a coleta e aplicação do Plasma Rico em Plaquetas?

Para coletar o plasma, o médico tira o sangue do corpo do paciente e usa uma centrífuga para separar o plasma rico em plaquetas do restante do sangue. Em seguida, o médico usará uma agulha para injetar o plasma na área do corpo que está sendo tratada.

O que o Plasma rico em Plaquetas pode tratar?

Plasma rico em plaquetas, ou PRP, possui um sistema de cura minimamente invasivo e permanente que é eficaz para tratar lesões de ligamentos, tendões e articulações, bem como artrite e várias outras condições. Isso pode incluir:  
  • Fasceíte plantar
  • Osteoartrite/ Osteoartrose
  • Artrite
  • Tendinite
  • Lesões musculares
  • Lesões do Manguito Rotador
  • Ligamento Cruzado Anterior
  A terapia PRP é incrivelmente eficaz porque estimula os processos naturais de cura do corpo. Ao contrário de uma injeção de alívio da dor tradicional, o PRP pode significar que um paciente pode evitar uma cirurgia no joelho ou viver uma vida com melhor qualidade e menos dor.   Esse tipo de benefício é possível porque os tratamentos com PRP se concentram na causa implícita ao problema, e não apenas nos sintomas. Como resultado, pacientes que se submeteram ao tratamento com PRP frequentemente são capazes de retornar aos seus passatempos favoritos e atividades físicas que eles pensavam serem impossíveis.

Como funciona o procedimento de PRP?

O tratamento de PRP é realizado em consultório médico ou no centro cirúrgico (ambiente hospitalar). Inicia-se pela coleta de amostra de sangue do paciente. Vários componentes são encontrados neste sangue.    O principal componente são as plaquetas, que contêm uma alta concentração de fatores de crescimento, considerados substâncias instrumentais para a cura de lesões.   Por exemplo, se você está sendo tratado por uma lesão muscular, o médico injetará plasma em vários locais desse músculo. Em alguns casos, os médicos usam a tecnologia de ultrassom durante as injeções para garantir que estão direcionando à área certa. As injeções de PRP geralmente levam cerca de 1 hora, embora dependa da área que você está almejando.

As injeções de PRP doem?

Em geral, as injeções de PRP não são dolorosas. Isso pode variar de acordo com o paciente ou com a área do corpo em que a injeção está sendo aplicada. Seu médico pode recomendar um anestésico local para controlar esse desconforto. A anestesia geral geralmente não é usada em conjunto com a terapia com PRP.  

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Ortopedista de Joelho para Atletas

O grande diferencial dos atletas, especialmente o atleta de alto nível, é a necessidade ...

Tratamento para Artrose do Joelho

O “desgaste” das articulações é um processo natural que ocorre com todas as pessoas. ...

Lesões Musculares

Lesão muscular é muito comum na vida de qualquer atleta, seja profissional ou amador. ...

Infiltração Articular

Há dois caminhos para o tratamento das patologias ortopédicas, o cirúrgico e o não ...

Agende sua
Consulta ou Teleconsulta

São Paulo:
WhatsApp:
São Paulo:
WhatsApp:

Perguntas
Frequentes

A maioria dos tratamentos de PRP pode ser concluída dentro de uma a duas horas. Esse período envolve a extração do sangue, o processamento do plasma na centrífuga e as injeções de plasma rico em plaquetas de volta ao paciente. A terapia com PRP é considerada um tratamento minimamente invasivo. Assim, muitas pessoas retornam às atividades diárias normais imediatamente após a consulta. O sugerido é que o paciente realize suas tarefas com mais calma durante 24 horas após as injeções.
Isso depende muito da condição específica para a qual você está recebendo tratamento. Alguns pacientes apresentam melhora significativa com apenas um único tratamento. No entanto, entre dois e seis tratamentos para uma única condição não é incomum.
Sua terapia de PRP começa com uma consulta abrangente com o ortopedista. Durante a consulta, você receberá inúmeras perguntas sobre sua condição, sintomas, sua saúde geral e as opções de tratamento que tentou no passado. Isso ajuda o médico a decidir se a terapia com PRP é ou não certa para você. Além disso, suas respostas a essas perguntas podem fornecer alguns insights sobre quantos tratamentos PRP podem ser necessários para lhe trazer um alívio significativo.
Isso varia de caso para caso. Alguns pacientes experimentam um alívio considerável apenas alguns dias após o primeiro tratamento. Para outros, a melhora pode ser mais lenta, mas alguns pacientes relatam que seus sintomas continuam a melhorar por semanas ou até meses após a terapia.
O PRP pode ser usado para tratar uma variedade de condições. Isso significa que há uma excelente chance de você se beneficiar com esta terapia. Aprenda mais sobre a terapia de Plasma Rico em Plaquetas entrando em contato e agendando uma consulta. O Dr. Carlos Vinícius se dedica a ajudar cada um dos seus pacientes a levar uma vida sem dor. Entre em contato hoje para saber se o PRP pode te ajudar ou não.

Tem alguma dúvida?

Ligue para nós! 11 4750.1185

Envie um

WhatsApp! 11 93403.4003

Quer conhecer melhor
o trabalho do
Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr
Carlos Vinícius
nas redes sociais

Quer conhecer melhor o trabalho do Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr Carlos Vinícius
nas redes sociais

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by:
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde