R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo (11) 4750-1195 contato@ortopedistajoelho.com.br

Osteomielite

A osteomielite é uma infecção causada por bactérias que acomete os ossos. Assim como a pioartrite (que acomete as articulações), a osteomielite é uma doença grave que necessita de tratamento médico o quanto antes. Infelizmente, a condição pode se manifestar em qualquer tipo de pessoa, independentemente de idade, sexo ou estilo de vida.

Para exemplificar, listei abaixo as causas mais frequentes para infecções ortopédicas:

• Pela corrente sanguínea sem outra infecção vigente;
  • Pela corrente sanguínea por causa de outra infecção concomitante (ex.: infecção urinária); A
  • pós procedimento cirúrgico;
  • Por lesões de pele que deixam o osso exposto (ex.: escaras).

Mesmo sem ter um perfil de paciente bem definido, existem algumas pessoas que são mais suscetíveis a contrair infecções ortopédicas, como:

• Imunodeprimidos (i.e., pessoas com baixa defesa imunológica, como em doenças reumatológicas, infecção pelo HIV, etc.);
  • Desnutridos;
  • Diabéticos;
  • Pacientes que sofreram fratura exposta;
  • Pacientes com dificuldade de autocuidado (ex.: acamados, doença de Alzheimer, etc.).

Como é o tratamento para osteomielite?

O tratamento para osteomielite obrigatoriamente inclui a prescrição de antibióticos. A realização de procedimentos adicionais varia conforme a causa e o tipo de infecção; ou seja, se originou pela corrente sanguínea, se foi devido a algum procedimento cirúrgico, ou outro motivo.

Como procedimentos adicionais, temos a realização de curativos especiais, cirurgia para remover o tecido desvitalizado e limpar a infecção, retirada de implantes ortopédicos (ex.: parafusos, próteses, pinos), cirurgia para cobrir o osso exposto (ex.: retalhos de pele), entre outros.

É importante deixar claro que a osteomielite é uma doença grave que deve ser tratada rapidamente, pois, além de produzir sequelas (deixar o osso torto, impedir o crescimento do osso), podem levar a óbito. Desse modo, o paciente deve buscar atendimento especializado o quanto antes para tratar adequadamente a infecção.

Perguntas
Frequentes

Caso a infecção tenha machucado a região do joelho responsável pelo crescimento, o lado afetado pode ficar "torto" ou crescer menos do que o lado saudável.
Sim, pois algumas bactérias permanecem hibernando dentro do organismo.
Depende da localização e o tipo da infecção, pois existe um risco aumentado de ter infecção novamente. Por isso, verifique bem com o seu ortopedista os prós e contras.
Infecções do aparelho locomotor são mais difíceis de serem curadas. A cirurgia ajuda muito, associada a antibióticos e curativos especiais. Por isso, pode ser necessário fazer várias cirurgias até o controle adequado da infecção.
O diabete é uma doença que favorece osteomielite e dificulta o tratamento da própria osteomielite. A doença pode requerer amputação do membro afetado (pé, perna, etc.) e até levar o paciente a óbito (morte).

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.