Ortopedista para Atletas

Se você pratica qualquer tipo de esporte - seja futebol, artes marciais, tênis, academia, dança, etc. - há uma boa chance de que, em algum momento, você sofra algum tipo de lesão. Se você sofrer uma lesão grave o suficiente para precisar de um ortopedista para atletas, pode levar algum tempo para que você recupere toda a força e mobilidade.   Sendo assim, o ortopedista para atletas tem como foco o gerenciamento das condições patológicas do sistema musculoesquelético decorrentes da prática esportiva. 

Ortopedia para atletas é uma questão de tempo

Independentemente de a lesão ser aguda ou crônica, o principal problema em lidar com os atletas é o período dedicado para a recuperação das lesões ortopédicas traumáticas.    O forte desejo profundamente arraigado de voltar ao jogo ou prática do esporte, no menor tempo possível, é o principal desafio do ortopedista para atletas na hora de direcionar as escolhas de tratamento.  

Medicina esportiva para tratamento ortopédico de atletas

Para acompanhar os avanços da medicina esportiva, os procedimentos ortopédicos mais comumente realizados para auxiliar na rápida recuperação de atletas são: técnicas cirúrgicas; técnica não invasiva da terapia por Ondas de Choque; e Plasma Rico em Plaquetas (PRP).   Conheça alguns tipos de lesões acompanhadas pelo ortopedista para atletas:  

Lesões meniscais

Embora as lesões meniscais sejam encontradas, principalmente, em atletas envolvidos em manobras de giro, atletas de esportes de baixo impacto, como natação, foram afetados também por lesões meniscais.    As lesões no menisco são um dos problemas músculo-esqueléticos mais comuns e uma das cirurgias ortopédicas mais realizadas em todo o mundo. Estas rupturas devem ser reparadas, levando em consideração o histórico de lesões do atleta.   O retorno aos esportes após o reparo do menisco para atletas de alto nível (basquete, futebol) varia entre 80 e 90%.

Lesão do ligamento cruzado anterior

As rupturas do ligamento cruzado anterior (LCA), responsáveis ​​por cerca de 200.000 lesões por ano nos EUA, podem comprometer a estabilidade do joelho e afetar negativamente a atividade esportiva.   Embora a maioria das rupturas do ligamento cruzado anterior resultem de uma lesão sem contato, as lesões durante a prática de esportes, como futebol e rúgbi, são bastante frequentes também.  

Fatores de risco para lesões do Ligamento Cruzado Anterior

  Muitos fatores de risco foram identificados para ruptura do LCA. Estudos do campo da ortopedia afirmam que as lesões do LCA acontecem predominantemente com pessoas de 16 a 45 anos durante a prática de atividade física.    De acordo com os estudos científicos, mulheres sofrem mais lesões do LCA em comparação com pacientes homens, devido às seguintes condições:  Hormonais - provocam afrouxamento do joelho durante o ciclo menstrual; Anatômicas - influenciam no índice de massa corporal e na magnitude do ângulo do fêmur em relação ao quadril, que projeta o joelho para dentro e aumenta o risco de lesão; Neuromusculares - desequilíbrio entre força muscular, flexibilidade e coordenação das extremidades dos membros inferiores   Nos esportes de alto nível, especialistas observam que as lesões do ligamento cruzado anterior acontecem cerca de três vezes mais com as jogadoras de futebol e basquete por causa das técnicas de treino específicas para estas atividades.   

Lesão do ligamento cruzado posterior

A lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) tem uma incidência que varia entre 3 e 44% após trauma agudo no joelho. Uma lesão do LCP costuma fazer parte de lesões complexas do joelho, que englobam a ruptura do LCA, lesão do ligamento colateral medial (LCM) e lesões do canto póstero-lateral.    Algumas lesões isoladas do LCP podem ser tratadas sem cirurgia, com resultados subjetivos satisfatórios, mesmo em atletas.  

Ruptura do Tendão de Aquiles

A contração abrupta dos músculos da panturrilha, ao mesmo tempo em que ocorre o seu  alongamento, é a responsável por provocar a lesão do tendão de aquiles. Esse movimento de ligação entre os músculos da panturrilha e o osso calcâneo - que dá forma ao calcanhar - é muito comum de ser realizado durante as atividades físicas.   Corrida, levantamento de peso e futebol são exemplos de práticas esportivas que exigem esforço elevado do tendão de aquiles, pois necessitam de movimentos repetitivos com grande impacto e força.   Sendo assim, a ruptura do tendão compromete a capacidade de movimentação de pés e pernas, já que sua estrutura em forma de faixa ou cordão é constituída por tecido fibroso rico em colágeno que facilita a conexão entre os ossos e a força muscular.   

Tratamento para atletas

Os tratamentos indicados para recuperar as funções do tendão de aquiles podem variar de acordo com a gravidade da ruptura. Entre os procedimentos estão: cirurgias para unir o tecido rompido; repouso contínuo; técnicas não cirúrgicas para auxiliar na diminuição da dor aguda e melhora da qualidade de vida. A escolha do tratamento de atletas leva em consideração idade, condições físicas (atleta de alto nível ou amador), gravidade da ruptura, entre outros motivos estudados pelo médico ortopedista em cada caso.  

Ortopedista para atletas agende sua Consulta Presencial ou Telemedicina!

O Dr. Carlos Vinícius é especialista em tratamentos de joelho para atletas, responsável pela aplicação de diversas técnicas cirúrgicas e procedimentos minimamente invasivos e não-invasivos. Agende uma consulta de Telemedicina e tenha um diagnóstico sem sair de casa. Ou, se preferir, entre em contato hoje mesmo e marque sua consulta presencial com um ortopedista para atletas.

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Ortopedista de Joelho para Atletas

O grande diferencial dos atletas, especialmente o atleta de alto nível, é a necessidade ...

Ortopedista de Joelho para Homens

Os homens possuem características comportamentais que favorecem a ocorrência de certas deformidades e lesões ...

Ortopedista de Joelho para Mulheres

As mulheres possuem especificidades anatômicas e neuromusculares que tornam algumas patologias mais frequentes nessa ...

Plasma Rico em Plaquetas

A terapia com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) usa injeções de uma concentração de ...

Agende sua
Consulta ou Teleconsulta

São Paulo:
WhatsApp:
São Paulo:
WhatsApp:

Perguntas
Frequentes

Ao lidar com atletas, o tempo é a questão mais difícil de enfrentar, pois eles normalmente buscam retomar a prática esportiva o mais rápido possível. Isso significa que o tratamento deve ser otimizado para combinar a necessidade de retorno imediato ao esporte e ao tempo de cicatrização biológica do corpo (ex.: o músculo). Isso requer maior atenção às mais recentes evidências científicas para oferecer aos pacientes as melhores opções de tratamento disponíveis. Cerca de 11 a cada 100 atletas participantes dos Jogos Olímpicos sofrerão lesões, com base nos dados das últimas três edições [1, 2, 3].  Embora a maior incidência ocorra em esportes de contato, como futebol, basquete e artes marciais, alguns dos esportes sem contato, como o atletismo e o crossfit, são igualmente afetados por altos índices de lesões. Olhando novamente para os dados dos Jogos Olímpicos, cerca de metade das lesões envolve o membro inferior e 20% o membro superior, enquanto a cabeça, pescoço e tronco respondem juntos por 25%. Aproximadamente um quarto de todas as contusões são lesões por overuse, que são mais prováveis ​​de ocorrer em esportes sem contato.

Tem alguma dúvida?

Ligue para nós! 11 4283.0388

Envie um

WhatsApp! 11 93403.4003

Quer conhecer melhor
o trabalho do
Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr
Carlos Vinícius
nas redes sociais

Quer conhecer melhor o trabalho do Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr Carlos Vinícius
nas redes sociais

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by:
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde