R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo 11 3394.5007 contato@ortopedistajoelho.com.br


Ortopedista de Joelho para Mulheres

As mulheres possuem especificidades anatômicas e neuromusculares que tornam algumas patologias mais frequentes nessa população. A queixa mais comum para ortopedista de joelho para mulheres são as relacionadas com a patela, que é aquele osso arredondado que fica na parte da frente do joelho. Dentre as patologias da patela, as mais frequentes nas mulheres são as seguintes:

  • Condropatia da patela, chamada por alguns de condromalácia patelar: são as lesões da cartilagem da patela;
  • Luxação patelofemoral: quando a patela sai do lugar;
  • Outras formas de instabilidade da patela, mas sem luxação franca: quando a patela realiza movimentos anormais, mas não sai do lugar;
  • Síndrome da dor anterior no joelho: dor na parte da frente do joelho;

Existem também outras doenças mais comuns nas mulheres:

  • Genovalgo ou valgo do joelho: joelho torto para dentro;
  • Artrose (desgaste do joelho);
  • Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA).

O risco da lesão do ligamento cruzado anterior é muito maior nas mulheres do que em homens

O ligamento cruzado anterior (LCA) é o ligamento do joelho que mais sofre lesão nas atividades esportivas, e as mulheres não estão livres disso. Ao contrário, a chance delas romperem o LCA é cerca de 4 vezes maior do que os homens.

O risco de uma mulher romper o LCA é maior do que um homem porque o joelho dela costuma ser mais “para dentro” (i.e., valgo), favorecendo a atuação de forças que são prejudiciais a esse ligamento. Além disso, existem outras alterações anatômicas no osso da perna (a tíbia) que deixam o ligamento mais propenso à lesão.

Adicionando-se às alterações anatômicas, existem também alteração neuromuscular, ou seja, como a mulher executa movimentos. A forma como ela realiza o chamado gesto esportivo (movimento para realizar a atividade esportiva) também sobrecarrega o ligamento mais do que nos homens, facilitando a lesão do LCA, reforçando a necessidade de contar com um ortopedista de joelho para mulheres.

O tratamento para lesões do LCA é o mesmo, independente do gênero: fisioterapia, viscossuplementação, reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior, tratamento de eventual lesão do menisco e da cartilagem, entre outros. Para mais detalhes, confira as páginas sobre lesão do LCA.

Perguntas
Frequentes

É uma lesão da cartilagem que recobre a patela. Geralmente, a paciente me procura por dor no joelho, que pode ou não ter sido provocada por algum esforço, exercício ou trauma (pancada). Aí, durante a investigação diagnóstica, descobrimos que existe uma lesão na cartilagem da patela.
Patelofemoral é o nome da articulação formada pela patela e o fêmur. A luxação patelofemoral é quando a patela “sai do lugar”. E a instabilidade patelofemoral significa que a patela se movimenta de maneira anormal na articulação do joelho. Esse movimento anormal pode levar à saída total da patela do seu devido lugar (ou seja, a luxação patelofemoral), saída parcial (chamada de subluxação), ou alguns ressaltos na patela.
É uma moléstia muito confundida com a chamada condromalácia da patela. Na verdade, trata-se de um distúrbio neuromuscular; i.e., de como a mulher realiza os movimentos do joelho. O problema é que esse distúrbio pode provocar lesão na cartilagem da patela também, requerendo, assim como na instabilidade da patela, o tratamento específico para a cartilagem.
Sim. Não se sabe bem o motivo, mas as mulheres são mais propensas a desenvolver artrose (desgaste) dos joelhos do que os homens. A artrose também é chamada de osteoartrite ou osteoartrose. Quando no joelho, podemos chamar de gonartrose.
Enquanto os homens possuem o joelho mais “para fora” (chamado de joelho varo), as mulheres possuem o joelho mais “para dentro” (chamado de joelho valgo). O joelho valgo pode ser chamado também de genovalgo.

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: