R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo (11) 4750-1185 contato@ortopedistajoelho.com.br


Ortopedista de Joelho para Atletas

O grande diferencial dos atletas, especialmente o atleta de alto nível, é a necessidade do retorno precoce ao esporte de alto rendimento no mesmo nível pré-lesão. Entretanto, o corpo humano exibe um padrão de regeneração determinado geneticamente, que não conseguimos modificar com a tecnologia de que dispomos atualmente.

Para superar essa dificuldade biológica e alcançar o objetivo do nosso paciente, lançamos mão de tratamentos mais intensivos visando um estímulo regenerativo máximo. Alguns exemplos de medidas regenerativas suplementares descritas na literatura médica são as ondas de choque, viscossuplementação, plasma rico em plaquetas, entre outros. Por isso, é importante contar com o apoio de um ortopedista de joelho para atletas.

Como o ortopedista de joelho para atletas pode ajudar na recuperação

Além das medidas suplementares, o plano terapêutico para o atleta muitas vezes difere do que seria proposto ao não atleta. Por exemplo, enquanto praticamente todas as lesões do ligamento cruzado anterior seriam tratadas de forma cirúrgica nos atletas, para os não atletas, aproximadamente metade seria tratado sem cirurgia.

A reabilitação do atleta também é intensiva e engloba o trabalho do fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, entre outros. O trabalho desses profissionais, associado ao do ortopedista, é bastante cuidadoso, pois devemos estimular a melhor regeneração possível respeitando os limites determinados pela biologia.

Igualmente importante é a avaliação da possibilidade de medidas preventivas, tanto para os atletas que me procuram já com alguma lesão, quanto para os que ainda não apresentam nenhuma lesão com repercussão funcional significativa. Certas alterações anatômicas e neuromotoras (ex.: o valgo dinâmico) atuam como fator predisponente, ou causal, de lesões no joelho.

Em algumas dessas alterações, medidas não cirúrgicas (ex.: aprimoramento do gesto esportivo, fortalecimento de grupos musculares específicos, etc.) podem ser tomadas para minimizar o risco de novas lesões, ou de agravar as já existentes.

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Fratura por Estresse

O osso é o órgão mais resistente do corpo humano. Porém, assim como o ...

Lesões Musculares

Lesão muscular é muito comum na vida de qualquer atleta, seja profissional ou amador. ...

Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho

O ligamento cruzado anterior (LCA) é o ligamento do joelho que mais sofre lesão ...

Tratamento Não Cirúrgico por Ondas de Choque

O corpo humano pode ser comparado a uma grande fábrica de reações químicas. Por ...

Perguntas
Frequentes

Não. Devemos sempre respeitar a biologia. Se esta não for respeitada, incorremos o risco de aumentar o risco de nova lesão e, com isso, diminuir a performance. Claro que devemos e podemos otimizar o processo. Para tanto, dispomos hoje de alguns recursos comentados nas páginas desse site dedicadas aos atletas.
Não, pois o tecido lesado jamais será o mesmo. Apesar disso, podemos otimizar o tratamento para que o corpo tenha condições de recuperar a performance pré-lesão. Além do esforço da equipe multidisciplinar, alguns exemplos de otimização são as ondas de choque, viscossuplementação, plasma rico em plaquetas, entre outros.
Buscando atendimento com equipe multidisciplinar, composta por ortopedista, preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista, etc. Deve-se evitar a automedicação, opinião de pessoas não habilitadas, e a demora na busca por tratamento.
Depende da gravidade da lesão. As lesões muito graves, por si só, impossibilitam qualquer exercício. Para as demais, fazemos o possível para manter o atleta com o melhor condicionamento físico. Verifique com o ortopedista a melhor forma de praticar seu esporte e se manter em forma.
Depende da modalidade e da posição que você atua. Algumas joelheiras podem diminuir a habilidade do atleta, por exemplo. Por isso, verifique com o ortopedista se tem indicação e, caso afirmativo, qual o tipo de joelheira você deve utilizar.

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: