R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo (11) 4750-1195 contato@ortopedistajoelho.com.br


Ondas de Choque para Tratar Artrose

A artrose é o desgaste da articulação (ex.: joelho, pé, quadril, etc). Embora seja comum achar que a artrose é a única causa de dor na articulação doente, isso não é sempre verdade. Muitas vezes, a artrose vem acompanhada de outros problemas, como tendinite e insuficiência óssea. Disso, extraímos a importância, dentre outros fatores, do paciente ser avaliado pelo ortopedista antes de iniciar qualquer tratamento. Entre as opções disponíveis para tratar essa condição, temos as ondas de choque.

Benefício das ondas de choque para tratar artrose

As ondas de choque possuem a capacidade de diminuir a inflamação dos tecidos, bem como estimular a proliferação das células. Graças a essa capacidade, elas podem ser úteis para tratar a artrose e suas condições associadas.

Vantagens:

  • Minimiza o uso de medicamentos;
  • Não é invasivo;
  • Em certos casos, pode postergar a necessidade de cirurgia (ex.: prótese).

Como são as sessões de ondas de choque para artrose?

A quantidade de sessões varia conforme o equipamento utilizado, podendo ser sessão única com reavaliação após 6-12 semanas; ou múltiplas sessões com intervalos de 10-14 dias e reavaliação após 6-12 semanas.

A duração das sessões depende da quantidade de locais de aplicação, e gira em torno de 5-15 minutos.

Anestesia local (injeção de anestésico na região da aplicação das ondas) depende do limiar de dor do paciente. Costuma ser necessária quando a articulação está muito inflamada, ou em regiões com pouca massa muscular.

As ondas de choque apresentam efeitos biológicos multivariados que podem beneficiar pacientes com artrose e outras moléstias ortopédicas. Entretanto, não devem ser vistas como tratamento milagroso. É somente mais uma tecnologia de que dispomos para ajudar os pacientes que nos procuram com dor. Por isso, sempre busque avaliação com ortopedista capacitado para diagnosticar o seu problema e determinar se as ondas de choque podem ser empregadas para o seu caso em particular.

Perguntas
Frequentes

As ondas de choque possuem a capacidade de diminuir a inflamação dos tecidos, bem como estimular a proliferação das células. Graças a essa capacidade, elas podem ser úteis para tratar a artrose e suas condições associadas.
Com a lesão de algum ligamento importante do joelho (ex.: o ligamento cruzado anterior, ligamento colateral lateral, etc.), o joelho se movimenta anormalmente. Por conta disso, o joelho desgasta mais rápido, processo esse conhecido como artrose.
O joelho lesado não será exatamente como antes, mas com a cirurgia é possível retomar as atividades do dia-a-dia e recuperar a qualidade de vida. Não tratar (com ou sem cirurgia, conforme a indicação) significa condenar de vez a saúde do seu joelho.
Nem sempre. Nos casos em que o tempo de cirurgia se prolonga muito, é comum realizarmos o tratamento em duas etapas para minimizar os riscos de infecção, trombose, etc. Verifique o seu caso com o especialista em cirurgia do joelho.
Não há urgência para reconstruir os ligamentos do joelho, a não ser em casos com fratura. Ao contrário, na maioria dos casos é recomendado aguardar alguns dias antes de operar para melhorar os resultados e minimizar os riscos de complicações.

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: