R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo (11) 4750-1185 contato@ortopedistajoelho.com.br


Mosaicoplastia do Joelho

A cartilagem que recobre os nossos ossos pode ser comparada, analogamente, ao asfalto que cobre as ruas: quando ele está em boas condições, os veículos se locomovem sem complicações. No entanto, conforme o fluxo aumenta, existem fatores que podem comprometer o estado do asfalto: alto fluxo, peso dos carros, acidentes ou até mesmo a qualidade do material, resultando em um desgaste inevitável. Nesse exemplo comparativo, a cartilagem se desgasta a medida que a pessoa envelhece. Esse processo pode ser acelerado por uso excessivo da articulação, peso elevado, traumas (ex.: fraturas, entorses) e fatores genéticos.

Existem dois tipos principais de lesões na cartilagem: quando ela se alastra por muitas regiões do joelho, em outras palavras, de maneira mais generalizada, a chamamos de artrose (ou osteoartrite, gonartrose, osteoartrose). Já abordamos o tratamento para artrose no site. Nessa seção, falarem mais especificamente sobre as lesões focais (mais pontuais) da cartilagem, como se fossem - recuperando a analogia do asfalto usada no começo do texto - os "buracos" da rua que necessitam de recapeamento.

Os "buracos" que são formados na cartilagem podem ser mais superficiais ou bem profundos, atingindo dessa forma, até o osso que deveria estar coberto. As lesões profundas são as mais preocupante, pois resultado em dor e possuem menor potencial de cicatrização. Por conta disso, essas lesões são também as que podem necessitar de tratamento cirúrgico.

Tratamento de mosaicoplastia do joelho

A mosaicoplastia de joelho é uma modalidade de transplante em que retiramos tecido do próprio paciente. Diferente do implante de condrócitos, nessa técnica, retiramos pequenos segmentos (chamados de plugs) contendo cartilagem e osso de áreas sadias e os implantamos nas áreas doentes. Os plugs são retirados de áreas que não sofrerão com a ausência da cartilagem.

As opções de tratamento cirúrgico para lesão na cartilagem variam conforme tamanho da lesão, e inclui microfraturas, membranas de colágeno e transplante de cartilagem. A cartilagem utilizada no transplante pode ser proveniente do próprio paciente – pelas técnicas de mosaicoplastia de joelho ou de implante de condrócitos – ou de doador falecido – semelhante a transplante de outros órgãos, como fígado e coração.

Perguntas
Frequentes

Não, porque retiramos cartilagem de áreas que não são importantes para a saúde do joelho.
Não, porque o transplante de cartilagem não sofre rejeição. É diferente do transplante de outros órgãos, como fígado, rim, coração, etc.
Utiliza-se o termo condromalácia para se referir a lesões superficiais, de pouca repercussão para a saúde do joelho. Tais lesões não costumam exigir cirurgia. Por outro lado, lesões profundas, com repercussão para a saúde do joelho, sim. Verifique com o especialista de joelho em que categoria você se enquadra.
Toda cirurgia tem seus riscos, por menor que seja. Entretanto, a taxa de sucesso nessas cirurgias excede 80% nos primeiros 5 anos após o procedimento. Por outro lado, não operar implica em sofrer com dor e perda da qualidade de vida.
As fissuras podem ou não ter algum significado para o seu joelho, dependendo da extensão, profundidade e localização. Uma coisa é certa: se você buscou atendimento, significa que algo não vai bem com sua saúde, e precisa ser tratado. Independente do que for, verifique com o especialista de joelho em que situação você se encaixa para que o tratamento mais adequado seja empregado.

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: