Menisco Discoide

O formato do menisco normal é semicircular, lembrando a letra “C”. Além disso, possui ligamentos que o deixam relativamente fixo no joelho, permitindo somente o movimento necessário para sua função. Algumas pessoas, no entanto, nascem com menisco de formato anormal, que parece um disco; ou nasce sem os ligamentos que seguram o menisco no joelho. Em ambas as situações, chamamos essa anomalia de menisco discoide.

O menisco discoide pode passar muitos anos sem ser notado e sem atrapalhar a vida da criança. Inclusive, a criança pode crescer e se tornar um adulto sem nunca ter nenhum problema no joelho. Entretanto, em algum momento da vida, criança ou já adulto, a pessoa com menisco discoide pode começar a ter sintomas, como:

  • Sensação de estalidos dentro do joelho que podem ser até audíveis;
  • Dificuldade para esticar completamente o joelho, ou seja, ele fica “bloqueado” em flexão (dobrado);
  • Episódios em que não é possível esticar todo o joelho. Algumas pessoas até descobrem um jeito de fazer o joelho esticar: elas mesmas fazem movimentos no joelho até achar uma posição em que “as coisas se encaixam dentro do joelho”;
  • Dor no joelho;
  • Inchaço do joelho.

Como é a cirurgia para tratar o menisco discoide

Para a cirurgia para tratar o menisco discoide, a criança é internada em jejum de 8 horas, levada ao centro cirúrgico e anestesiada. Para crianças, realizamos anestesia geral, que pode ser combinada com bloqueio regional semelhante à raquianestesia utilizada para adultos.

Em seguida, posicionamos a criança deitada na mesa de cirurgia e envolvemos a coxa (que será operada) com um torniquete para minimizar o sangramento e facilitar a visualização da anatomia do joelho.

A cirurgia é feita por artroscopia, que é uma técnica minimamente invasiva em que introduzo uma câmera e instrumentos milimétricos dentro do joelho da criança. Nos adultos, utilizamos ferramentas de 3.5-6mm, já nas crianças utilizamos ferramentas de 1.5-3.5mm pelo menor tamanho do joelho.

Por meio da artroscopia, visualizo o menisco discoide e realizo o procedimento cirúrgico, que pode ser:

  • Ajustar o formato do menisco: fazemos isso com pinças cirúrgicas que permitem fazer recortes no menisco até que sua geometria se torne adequada;
  • Fixar o menisco no joelho: fazemos isso por meio de fios de sutura cirúrgicos que conectam o menisco ao joelho, deixando-o estabilizado (fixo).

Por fim, costuramos as incisões da pele, fazemos o curativo e finalizamos o procedimento. Em alguns casos, imobilizamos o membro operado com uma tala gessada para “proteger a cirurgia”. Encaminhamos o paciente para a sala de recuperação anestésica, de onde segue para o quarto no hospital.

 

Agende sua
Consulta ou Teleconsulta

São Paulo:
WhatsApp:
São Paulo:
WhatsApp:

Perguntas
Frequentes

Dependendo da idade, sim. A criança não é um adulto em miniatura, mas um ser humano em desenvolvimento. Isso precisa respeitado. Por isso, a técnica cirúrgica é diferente.
Se os pais, ou terceiros, detectam alguma anormalidade na criança, recomendo que busquem avaliação médica. Se não for nada, melhor; mas se for, tratamos e acompanhamos.
As deformidades do joelho são melhor tratadas quando a criança ainda é pequena. Por isso, recomendo avaliação com ortopedista o quanto antes.
Na maioria dos casos, pode se tratar de dor de crescimento, mas é importante avaliação com ortopedista para determinar se não se trata de outra causa. Caso seu filho apresente febre, algum caroço ou não consiga nem apoiar a perna no chão (num período de mais de 1 hora), recomendo que busque avaliação médica imediata.
Felizmente, na maioria das vezes, trata-se do desenvolvimento neuromotor da criança; mas, podem existir distúrbios que prejudicam a capacidade da criança andar, como o valgo excessivo dos joelhos, distúrbios neurológicos, distúrbios do labirinto, etc. Por isso, recomendo avaliação com ortopedista.

Tem alguma dúvida?

Ligue para nós! 11 4750.1185

Envie um

WhatsApp! 11 93403.4003

Quer conhecer melhor
o trabalho do
Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr
Carlos Vinícius
nas redes sociais

Quer conhecer melhor o trabalho do Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr Carlos Vinícius
nas redes sociais

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by:
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde