Lombalgia

A lombalgia é a dor na coluna lombar, afetando a região inferior das costas. A hérnia de disco, má postura ou inflamações são considerados fatores de risco que provocam a lombalgia, prejudicando a execução de movimentos simples do dia a dia. Devido a esforços excessivos, uma crise de lombalgia pode durar, em média, de uma a duas semanas. Nas situações em que a dor na região lombar é intervalada em períodos específicos, recomenda-se analisar a postura ao sentar, caminhar, levantar etc.  Nos casos de persistência da dor na parte debaixo das costas, é necessário procurar atendimento médico especializado com ortopedista, responsável pelo acompanhamento do sistema motor.    

Sintomas de Lombalgia: quais são os sinais de problemas na coluna lombar?

O diagnóstico de lombalgia está associado a diversos sinais, entre eles formigamento, espasmos musculares e dormência. Alguns dos sintomas de lombalgia mais frequentes são:
  • alterações na sensibilidade dos membros inferiores;
  • dores que se estendem às regiões da cintura e nádegas, e parte anterior da coxa;
  • dores no período noturno;
  • rigidez pela manhã;
  • febre.
   

Principais Causas de Dor na Região Lombar

As crises de lombalgia acontecem, geralmente, por meio de uma inflamação ou infecção, muitas vezes relacionadas a fatores emocionais, como estresse. Especialistas afirmam que a dor na coluna lombar afeta pessoas na faixa de 35 a 55 anos como consequência de algumas situações rotineiras:  
  • má postura em atividades de trabalho ou ao dirigir;
  • tempo excessivo sentado ou em pé;
  • levantamento de peso em excesso;
  • realização de movimentos errados, como se curvar ao chão sem dobrar os joelhos;
  • levantamento de objetos pesados com postura inapropriada.
 

Complicações: lombalgia crônica 

A lombalgia crônica consiste na junção de sintomas que persistem mais do que três semanas, como o comprometimento do nervo ciático, formigamento e dificuldades para se locomover.  As complicações de dor na região lombar podem ser ainda mais intensificadas nos casos de pacientes com artrose (desgaste na cartilagem das articulações - pernas e colunas), hérnia de disco, fratura, escoliose, lordose e hiperlordose, protusão discal, bico de papagaio, entre outras patologias ortopédicas.    

Agende sua consulta com ortopedista referência em tratamentos para Lombalgia

Com mais de 10 anos de experiência, o médico ortopedista Dr. Carlos Vinicius é referência na aplicação de procedimentos inovadores, não invasivos ou minimamente invasivos, para auxiliar pacientes com a diminuição dos sintomas de dores crônicas e melhorias na qualidade de vida.   Entre em contato conosco e agende sua consulta com o especialista no tratamento de dor na região lombar.

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Ondas de Choque para Joelho

A terapia de Ondas de Choque para Joelho é um tratamento não invasivo e ...

Ondas de Choque para Tratar Artrose

A artrose é o desgaste da articulação (ex.: joelho, pé, quadril, etc). Embora seja ...

Ondas de Choque para Tratar Feridas na Pele

Não é de hoje que ondas sonoras são utilizadas na medicina. O ultrassom, por ...

Ondas de Choque para Tratar Tendinites

O tendão é a parte do músculo que se conecta ao osso para dar ...

Ondas de Choque para Tratar Osteonecrose

Por razões idiopáticas (desconhecidas) na maioria das vezes, os ossos podem “morrer”. Não é ...

Agende sua
Consulta ou Teleconsulta

São Paulo:
WhatsApp:
São Paulo:
WhatsApp:

Perguntas
Frequentes

A dor na coluna lombar pode ser diagnosticada como lombalgia aguda ou crônica. Quando acontecem as crises de dor aguda na região lombar, os sintomas tendem a aparecer após a execução de esforço físico, o que ocorre em maior proporção com pacientes mais jovens. No entanto, é importante estar atento, pois a dor lombar não é comum em adolescentes, sendo necessário em situações como essa uma análise mais aprofundada com o apoio de médico ortopedista. A lombalgia crônica, por sua vez, ocorre geralmente entre pacientes mais velhos. Nestes casos, a dor não é intensa, porém ela é permanente e provoca inúmeros desconfortos no dia a dia.
A intensidade da dor na coluna e a persistência dos principais sintomas na região lombar são fatores de atenção para o paciente buscar atendimento especializado com um médico ortopedista, responsável pelos tratamentos para crises de lombalgia. Avaliação clínica, histórico do paciente e exames de imagens são alguns dos requisitos observados pelo ortopedista para a definição dos métodos de tratamento mais adequados para cada paciente. O uso de medicamentos analgésicos, relaxante muscular e anti-inflamatórios são avaliados individualmente conforme a gravidade da lombalgia.

Tem alguma dúvida?

Ligue para nós! 11 4750.1185

Envie um

WhatsApp! 11 93403.4003

Quer conhecer melhor
o trabalho do
Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr
Carlos Vinícius
nas redes sociais

Quer conhecer melhor o trabalho do Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr Carlos Vinícius
nas redes sociais

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by:
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde