R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo (11) 4750-1185 contato@ortopedistajoelho.com.br


Fratura por Estresse

O osso é o órgão mais resistente do corpo humano. Porém, assim como o asfalto das ruas precisa ser recapeado conforme se desgasta por causa do impacto dos veículos, os ossos também precisam ser “recapeados” para suportar o impacto do dia-a-dia. O “recapeamento” dos nossos ossos ocorre diariamente e continuamente. É o que chamamos de remodelamento ósseo. Os atletas estão sempre no limite de suas capacidades biológicas, pois têm como objetivo a superação.

Entretanto, como diz o ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. O excesso de treino pode produzir desgaste superior à capacidade de remodelamento dos ossos, resultando no acúmulo de rachaduras (microfraturas) no osso até o ponto de ocorrer uma fratura mesmo sem o atleta ter sofrido algum trauma (pancada) ou após um trauma que não provocaria fratura numa situação normal. Esse tipo de fratura chamamos de fratura por estresse.

Tratamento da fratura por estresse

O tratamento para fratura por estresse varia conforme o osso fraturado, a característica da fratura, modalidade esportiva e expectativa de retorno ao esporte e às competições.

O primeiro conjunto de ações para o tratamento, que independe das características acima, consiste em:

  • Avaliação nutricional;
  • Investigação de distúrbios hormonais e outros distúrbios orgânicos;
  • Repouso;
  • Modificação do treino;
  • Reabilitação fisioterápica e esportiva.

O segundo conjunto de ações é realizado concomitante ao primeiro, e depende das características acima:

  • Imobilizações: gessada ou pré-fabricada;
  • Ondas de choque (mais detalhes na página sobre o tratamento por ondas de choque);
  • Cirurgia, que pode ser com placas, parafusos e hastes.

Essas ações podem ser realizadas em conjunto ou separadas. As fraturas por estresse, diferente das fraturas decorrentes de traumas, costumam necessitar de maior tempo de recuperação e apresentam maior risco de não cicatrizar. Por isso, hoje, recomenda-se associar o tratamento com ondas de choque para acelerar a velocidade da cicatrização e diminuir o risco da fratura não cicatrizar.

Perguntas
Frequentes

Não. Devemos sempre respeitar a biologia. Se esta não for respeitada, incorremos o risco de aumentar o risco de nova lesão e, com isso, diminuir a performance. Claro que devemos e podemos otimizar o processo. Para tanto, dispomos hoje de alguns recursos comentados nas páginas desse site dedicadas aos atletas.
Não, pois o tecido lesado jamais será o mesmo. Apesar disso, podemos otimizar o tratamento para que o corpo tenha condições de recuperar a performance pré-lesão. Além do esforço da equipe multidisciplinar, alguns exemplos de otimização são as ondas de choque, viscossuplementação, plasma rico em plaquetas, entre outros.
Buscando atendimento com equipe multidisciplinar, composta por ortopedista, preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista, etc. Deve-se evitar a automedicação, opinião de pessoas não habilitadas, e a demora na busca por tratamento.
Depende da gravidade da lesão. As lesões muito graves, por si só, impossibilitam qualquer exercício. Para as demais, fazemos o possível para manter o atleta com o melhor condicionamento físico. Verifique com o ortopedista a melhor forma de praticar seu esporte e se manter em forma.
Depende da modalidade e da posição que você atua. Algumas joelheiras podem diminuir a habilidade do atleta, por exemplo. Por isso, verifique com o ortopedista se tem indicação e, caso afirmativo, qual o tipo de joelheira você deve utilizar.

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: