Entorses

A entorse ou torção é uma lesão traumática que provoca o estiramento ou rompimento dos ligamentos de uma articulação. Reconhecidos por garantir estabilidade para as articulações, os ligamentos do aparelho motor são tecidos fibrosos responsáveis pela união entre dois ou mais ossos.  

Como ocorre a entorse e quais são os sintomas?

A entorse ocorre, geralmente, durante a realização de atividades esportivas, como as modalidades de futebol, basquete, vôlei, handebol, futsal, atletismo, entre outros. No entanto, uma simples caminhada ou movimento em falso podem causar torções.  Para evitar o surgimento de entorses, algumas medidas simples de prevenção podem ser adotadas, como a realização de aquecimentos antes da atividade esportiva, uso de calçados apropriados e atenção com pisos irregulares. Os casos mais comuns de estiramento ou rompimentos ligamentares no sistema musculoesquelético acontecem no joelho, tornozelo e até mesmo nos dedos das mãos.   

Sintomas de entorse:

  • inchaço;
  • dor intensa;
  • sensação de instabilidade;
  • dificuldade para movimentar o membro lesionado.
  Após sofrer uma torção, o local fica sensível, podendo ocorrer inchaço e arroxeamento na pele. Quando ocorre a inflamação após a entorse, é possível haver dificuldade para realizar movimentos. Apesar dos sinais mais comuns, é importante ficar atento, pois os sintomas de entorse podem variar de acordo com a intensidade da lesão traumática.   

Graus de Entorse 

A classificação em graus de entorse é feita conforme a intensidade da lesão ligamentar dos membros do aparelho motor. O diagnóstico é feito por um médico ortopedista, especializado na avaliação e tratamento de lesões, inflamações e rupturas no sistema musculoesquelético. Após a realização de exames, como radiografias e ressonância, o ortopedista vai identificar o quadro do paciente e a gravidade do trauma.  
  • Leve (Grau I): estiramento leve dos ligamentos
  • Moderado (Grau II): ruptura parcial dos ligamentos
  • Grave (Grau III): ligamentos totalmente rompidos, tornando o membro lesionado instável
   

Quais são os tipos de entorse mais comuns?

Alguns dos tipos de entorse mais comuns são lesões que afetam tornozelo, joelho e dedos da mão. Um dos fatores de risco mais significativos para a ocorrência de torções é a prática esportiva de modalidades de contato. Nessas situações, lesões ligamentares podem acontecer durante o deslocamento e rotações ou no contato físico com outros atletas na disputa da bola, por exemplo.  

Entorse do Tornozelo

A entorse do tornozelo é classificada como uma inversão excessiva dos pés, o que pode provocar estiramentos e rupturas dos ligamentos. A perda de equilíbrio origina torções tanto para dentro (inversão) quanto para fora do pé (eversão).   Principais motivos de entorse no tornozelo:
  • movimentações bruscas; 
  • pisos irregulares devido a desníveis ou buracos; 
  • calçados e saltos inapropriados;
  • alto impacto; 
  • músculos ou ligamentos frouxos;
  • lesões anteriores;
  • pisadas pronadas ou supinadas que provocam pressão ou sobrecarga nos pés.
 

Entorse de Joelho

Os casos de entorse de joelho afetam, principalmente, atletas amadores com musculatura despreparada para suportar os impactos gerados pela prática esportiva de modalidades individuais (tênis, caminhadas etc.) ou esportes coletivos de contato (futebol, basquete etc.). Estrutura muscular enfraquecida, uso de calçados inadequados e atividade física em terreno irregular, todos são considerados fatores de risco para torções no joelho.      Com mais de 10 anos de experiência, o médico ortopedista Dr. Carlos Vinicius é referência na aplicação de métodos inovadores para tratar entorses com estiramentos ou rupturas nos ligamentos do sistema motor.  Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e agendar sua consulta.

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Ondas de Choque para Joelho

A terapia de Ondas de Choque para Joelho é um tratamento não invasivo e ...

Ondas de Choque para Tratar Artrose

A artrose é o desgaste da articulação (ex.: joelho, pé, quadril, etc). Embora seja ...

Ondas de Choque para Tratar Feridas na Pele

Não é de hoje que ondas sonoras são utilizadas na medicina. O ultrassom, por ...

Ondas de Choque para Tratar Tendinites

O tendão é a parte do músculo que se conecta ao osso para dar ...

Ondas de Choque para Tratar Osteonecrose

Por razões idiopáticas (desconhecidas) na maioria das vezes, os ossos podem “morrer”. Não é ...

Agende sua
Consulta ou Teleconsulta

São Paulo:
WhatsApp:
São Paulo:
WhatsApp:

Perguntas
Frequentes

Pacientes com torções classificadas como grau 1 podem receber o tratamento para entorse com medicações analgésicas e anti-inflamatórias, além das indicações de repouso. Nas torções mais graves (graus 2 e 3), o tratamento pode exigir também a imobilização temporária da articulação lesionada, assim como o uso de medicamentos. Nas lesões ligamentares nos tornozelos, dependendo da gravidade, a aplicação de Ondas de Choque é recomendada como procedimento eficaz para aliviar inflamações, reparar lesões e reduzir as dores crônicas, auxiliando os pacientes na movimentação da articulação. As sessões da terapia não invasiva para entorse no tornozelo têm duração entre 15 e 30 minutos, e podem ser realizadas no consultório médico. Já nas situações de entorses no joelho, é possível que os pacientes sejam submetidos a cirurgias como artroscopias, dependendo da gravidade da torção e da existência de ruptura dos ligamentos.
Os métodos de tratamento para entorses devem ser avaliados por um especialista, responsável pelo diagnóstico e definição dos procedimentos mais eficazes, levando em consideração o histórico clínico e os sintomas de cada paciente.

Tem alguma dúvida?

Ligue para nós! 11 4750.1185

Envie um

WhatsApp! 11 93403.4003

Quer conhecer melhor
o trabalho do
Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr
Carlos Vinícius
nas redes sociais

Quer conhecer melhor o trabalho do Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr Carlos Vinícius
nas redes sociais

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by:
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde