Densitometria Óssea

Os avanços tecnológicos na medicina são percebidos cada vez mais pela precisão e agilidade no diagnóstico de patologias. Método simples e rápido para avaliar a densidade mineral do osso, o exame de Densitometria Óssea é essencial para médicos ortopedistas detectarem doenças consideradas silenciosas, como osteoporose e osteopenia.  

O procedimento é indicado para quais pacientes?

  A densitometria óssea é um procedimento comumente indicado para idosos. No entanto, pode ser realizado também em pacientes mais jovens. Especialistas recomendam que exames periódicos devem ser feitos para detectar o surgimento de possíveis doenças nos ossos. Por isso, mulheres após a menopausa ou a partir de 65 anos e homens a partir de 70 precisam adotar medidas de prevenção, como a realização de exames para avaliar a saúde dos ossos. Pessoas com algum fator de risco para diminuição da massa óssea (p. ex., uso prolongado de algum corticoide, doenças crônicas como insuficiência renal, etc.), também precisam de avaliação. Além disso, algumas alterações no organismo podem impactar no funcionamento do sistema musculoesquelético. Hipertireodismo, doenças renais e acromegalia são fatores de risco e influenciam no surgimento de doenças nos ossos, como a osteoporose.  Sendo assim, para solicitar o exame de densitometria, o médico ortopedista geralmente avalia alguns fatores de risco:
  • idade
  • baixo peso;
  • fraturas recentes;
  • doenças e medicações específicas.
 

Contraindicações do exame de densitometria óssea

  Alguns tipos de pacientes devem evitar a realização do exame de densitometria óssea. Mesmo que o procedimento utilize uma quantidade reduzida de radiação, algumas pessoas não podem realizá-lo. É fundamental que cada caso seja avaliado juntamente com o médico responsável pelo tratamento.    Pacientes que devem evitar o exame:
  • gestantes;
  • pacientes que fizeram procedimentos com contraste (iodo ou bário) devem aguardar 15 dias.
 

Quais são os possíveis diagnósticos da densitometria óssea?

  A osteoporose e a osteopenia são duas patologias diagnosticadas pelo exame de densitometria óssea  

Osteoporose

  Doença crônica e sistêmica, a osteoporose é caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea, bem como da qualidade estrutural do osso. De forma gradual, os ossos ficam fragilizados devido à porosidade e, consequentemente, aumentam a probabilidade de sofrer fraturas. É importante lembrar que pessoas com osteoporose sofrem com rupturas nos ossos a partir de qualquer trauma por quedas, mesmo aquelas consideradas simples como as que acontecem dentro de casa durante atividades rotineiras.  

Osteopenia

  A patologia é considerada pelos especialistas como o estágio inicial da osteoporose. Nesse momento, os ossos estão frágeis, porém ainda não existe porosidade. Ainda assim, pacientes com o diagnóstico de osteopenia levam mais tempo para se recuperar de fraturas. Quando não há acompanhamento médico especializado eficaz, o quadro pode evoluir para osteoporose.   

Fale com um especialista! Agende sua consulta com o médico ortopedista Dr. Carlos Vinicius

  Com mais de 10 anos de experiência, o ortopedista Dr. Carlos Vinicius é referência na aplicação de métodos inovadores com excelentes resultados no acompanhamento de pacientes com patologias no sistema motor. Entre em contato e agende sua consulta com o especialista.

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Ondas de Choque para Joelho

A terapia de Ondas de Choque para Joelho é um tratamento não invasivo e ...

Ondas de Choque para Tratar Artrose

A artrose é o desgaste da articulação (ex.: joelho, pé, quadril, etc). Embora seja ...

Ondas de Choque para Tratar Feridas na Pele

Não é de hoje que ondas sonoras são utilizadas na medicina. O ultrassom, por ...

Ondas de Choque para Tratar Tendinites

O tendão é a parte do músculo que se conecta ao osso para dar ...

Ondas de Choque para Tratar Osteonecrose

Por razões idiopáticas (desconhecidas) na maioria das vezes, os ossos podem “morrer”. Não é ...

Agende sua
Consulta ou Teleconsulta

São Paulo:
WhatsApp:
São Paulo:
WhatsApp:

Perguntas
Frequentes

Por meio do uso de equipamentos modernos, a densitometria óssea é realizada através de radiação ionizante para conseguir imagens dos ossos do paciente. No entanto, o exame emprega uma quantidade reduzida de radiação em comparação a uma radiografia comum. Com esta técnica, o procedimento de densitometria óssea permite identificar se há diminuição da densidade mineral óssea, o que pode indicar que você possui osteoporose ou osteopenia.
É importante destacar que, ao longo do tempo, os índices de perda do mineral nos ossos determinam a probabilidade de patologias como osteoporose e osteopenia, que deixam você mais suscetível a sofrer fraturas. De modo geral, um procedimento de raio-x comum detecta a osteoporose somente quando acontece uma deficiência acima de 30% de densidade mineral. Já o exame da densitometria óssea tem a capacidade de diagnosticar a patologia logo em seu início. Portanto, a técnica é fundamental para médicos ortopedistas definirem tratamentos mais eficazes e adequados para auxiliar os pacientes, evitando que a doença nos ossos siga evoluindo.
O exame de densitometria óssea é um método simples e rápido para avaliar a saúde dos ossos e diagnosticar possíveis patologias. O procedimento é altamente eficaz para descobrir a osteoporose ainda no começo da doença, permitindo que os tratamentos ortopédicos sejam ainda mais eficientes e auxiliem na qualidade de vida do paciente.

Tem alguma dúvida?

Ligue para nós! 11 4750.1185

Envie um

WhatsApp! 11 93403.4003

Quer conhecer melhor
o trabalho do
Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr
Carlos Vinícius
nas redes sociais

Quer conhecer melhor o trabalho do Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr Carlos Vinícius
nas redes sociais

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by:
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde