R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo 11 3394.5007 contato@ortopedistajoelho.com.br


Cartilagem

Para entender o que é a cartilagem que recobre os ossos, podemos fazer uma analogia com o asfalto que recobre as ruas: quando o asfalto está em boas condições, os carros trafegam sem transtornos. Conforme o fluxo de veículos, o peso dos veículos, ocorrência de algum acidente e a qualidade do material utilizado para fabricar o asfalto, este pode desgastar mais ou menos rápido.

Analogamente, a cartilagem desgasta conforme a idade da pessoa. O desgaste pode se acelerar conforme o uso excessivo da articulação, massa corporal elevada, traumas (ex.: fraturas, entorses, etc.) e fatores genéticos.

Quando a lesão de cartilagem se alastra para muitas regiões do joelho, ou seja, de maneira mais generalizada, chamamos de artrose (ou osteoartrite, gonartrose, osteoartrose). O tratamento para artrose está sendo abordado em outras sessões deste site. Nesta sessão de lesão de cartilagem, falarei especificamente sobre as lesões focais (mais pontuais), como se fossem – voltando à analogia do asfalto – os “buracos” da rua que necessitam de recapeamento.

Os “buracos” que se formam na cartilagem podem ser mais superficiais ou bem profundos atingindo até o osso que deveria estar coberto. As lesões profundas são as que mais preocupam porque provocam dor e possuem menor potencial de cicatrização. Tais lesões são também as que podem necessitar de tratamento cirúrgico.

Tratamento não cirúrgico para lesão

Como opção de tratamento não cirúrgico para lesão na cartilagem, dispomos de viscossuplementação, ondas de choque, nutracêuticos e fisioterapia. Não há, atualmente, opção não cirúrgica eficaz para minimizar satisfatoriamente lesões profundas. Por isso, essas opções são denominadas complementares, já que serão realizadas em conjunto com o tratamento cirúrgico.

Tratamento cirúrgico para lesão de cartilagem

As opções de tratamento cirúrgico para lesão variam conforme tamanho da lesão, e inclui microfraturas, membranas de colágeno e transplante de cartilagem. A cartilagem utilizada no transplante pode ser proveniente do próprio paciente – pelas técnicas de mosaicoplastia ou de implante de condrócitos – ou de doador falecido – semelhante a transplante de outros órgãos, como fígado e coração.

Agende sua
Consulta

Agende sua consulta com o Dr. Carlos Vinicus.

São Paulo:
11 3394.5007

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Mosaicoplastia do Joelho

A cartilagem que recobre os nossos ossos pode ser comparada, analogamente, ao asfalto que ...

Transplante de Cartilagem do Joelho

A cartilagem que recobre os nossos ossos pode ser comparada, analogamente, ao asfalto que ...

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: