Bursite

A bursite é uma doença provocada, geralmente, pela ocorrência de esforço repetitivo. Ela consiste na inflamação das bursas que protegem os tendões. As regiões mais afetadas pela bursite são:  
  • ombros;
  • cotovelos;
  • mãos e punho;
  • quadril;
  • joelhos;
  • pés e tornozelos.
  Responsáveis pelo amortecimento entre ossos, tendões e tecidos musculares, as bursas são reconhecidas como estruturas formadas por pequenas bolsas contendo líquidos que envolvem esses componentes do aparelho motor. As bursas atuam como uma espécie de almofada interna para minimizar o atrito entre o osso e o tendão.    

Entenda quais são os sintomas da bursite

  • dor ao redor da articulação;
  • inchaços (edemas);
  • inflamação com sinais de vermelhidão e calor na região afetada;
  • restrição de movimentos;
  • fraqueza muscular;
  • formigamento.
  A inflamação da bursa está relacionada aos movimentos repetidos frequentemente, como no caso de pintores; atletas de tênis ou golfe; jogadores de esportes coletivos - futebol, futsal, vôlei, handebol, basquete; atletas de natação; entre outros. Com a bursa inflamada, consequentemente, você sentirá dor no local doente, além de incômodo ao movimentar a articulação.     

Quais são os tipos de diagnóstico de bursite?

Bursite no Pé

A bursite no pé ou tornozelo acontece com a sobrecarga na articulação após atividades físicas com esforço frequente, sendo muito comum em corredores e atletas de futebol. A região afetada com a inflamação está na parte inferior do calcanhar, próxima da fixação do tendão de Aquiles e ao lado do joanete (dedo). Quando a região é pressionada ou movimentada, podem aparecer os primeiros sintomas de dor ao redor da articulação, acompanhados por inchaços, dificuldades para realizar movimentos e vermelhidão na pele.  Nos casos de inflamação da bursa, é preciso muita atenção para não confundir os sintomas com gota, neuroma (inflamações no nervo entre ossos e dedos) e infecções nos dedos do pé.  

Bursite no Ombro

As dores provocadas pela bursite no ombro podem ser identificadas na região localizada entre a parte superior e anterior da articulação. Os sintomas de inflamação da bursa nesta articulação estão relacionados também à dificuldade de executar movimentos com o braço acima da cabeça; fraqueza na musculatura em todo o braço; sensação de formigamento e surgimentos de edemas.  

Bursite no Joelho

O músculo tensionado na articulação do joelho tende a provocar atritos na bursa. Quando isso ocorre, geralmente, há maior probabilidade de inflamações na região. Portanto, os principais fatores de risco para bursite no joelho são:
  • repetição de movimentos, como agachar ou ajoelhar;
  • pancadas de forte impacto no joelho;
  • inchaços provocados devido a desgastes (artrite).
  Os sintomas de bursite no joelho são dores intensas e inchaços. Em algumas situações, o paciente pode ter também caroços na região atrás do joelho, o que chamamos de cisto de baker. A bursite no joelho pode ocorrer em até onze locais. Confira as principais bursites do joelho:
  1. Bursite pré-patelar: região acima da patela
  2. Bursite anseriana: lado interno do joelho
  3. Bursite semimembranosa: parte de trás do joelho (cisto de baker)
  4. Bursite infrapatelar: região abaixo da patela
  5. Bursite iliotibial: lado externo do joelho, parte exterior do osso da canela
   

Tipos de tratamento da bursite

Especialistas recomendam o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e injeções de medicamentos para reduzir a inflamação da bursa. Alguns métodos não invasivos e invasivos podem ser considerados, dependendo do diagnóstico e histórico do paciente. Em alguns casos de bursite provocada por tendinites, a aplicação de ondas de choque é indicada para aliviar as dores crônicas e permitir que os pacientes obtenham melhorias na qualidade de vida, podendo até mesmo retomar a movimentação das articulações. As ondas de choque para bursite são responsáveis pela redução de 50% da dor nas primeiras sessões do tratamento. Aproximadamente dois meses depois, o paciente pode alcançar melhorias de até 70% do incômodo.       

Agende sua consulta com um especialista em bursite

Com mais de 10 anos de experiência, o ortopedista Dr. Carlos Vinicius é referência na aplicação de métodos inovadores para tratamento de patologias, lesões e inflamações ortopédicas, como tendinites e bursites.   Entre em contato conosco e agende sua consulta com o médico especialista em procedimentos não invasivos e minimamente invasivos para pacientes comuns e atletas de alta performance.

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Ondas de Choque para Joelho

A terapia de Ondas de Choque para Joelho é um tratamento não invasivo e ...

Ondas de Choque para Tratar Artrose

A artrose é o desgaste da articulação (ex.: joelho, pé, quadril, etc). Embora seja ...

Ondas de Choque para Tratar Feridas na Pele

Não é de hoje que ondas sonoras são utilizadas na medicina. O ultrassom, por ...

Ondas de Choque para Tratar Tendinites

O tendão é a parte do músculo que se conecta ao osso para dar ...

Ondas de Choque para Tratar Osteonecrose

Por razões idiopáticas (desconhecidas) na maioria das vezes, os ossos podem “morrer”. Não é ...

Agende sua
Consulta ou Teleconsulta

São Paulo:
WhatsApp:
São Paulo:
WhatsApp:

Perguntas
Frequentes

A bursite possui sintomas específicos que vão desde o surgimento de dores na região lesionada até a persistência da inflamação com edemas e restrições de movimentos na articulação. Portanto, os tratamentos para bursite são recomendados somente após avaliação especializada feita pelo ortopedista.

Tem alguma dúvida?

Ligue para nós! 11 4750.1185

Envie um

WhatsApp! 11 93403.4003

Quer conhecer melhor
o trabalho do
Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr
Carlos Vinícius
nas redes sociais

Quer conhecer melhor o trabalho do Dr Carlos Vinícius ?

Siga o Dr Carlos Vinícius
nas redes sociais

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by:
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde