viscossuplementação

Sabe o que é viscossuplementação?


A viscossuplementação surgiu da ideia de melhorar a viscosidade do líquido que fica dentro de nossas articulações, o chamado líquido sinovial. Em outras palavras, o objetivo seria dar uma lubrificada nas articulações, seja do joelho, quadril, mão, tornozelo, etc.

Então, a viscossuplementação é indicada para tratar inflamações dentro das articulações (artrite), desgaste da articulação (artrose) e lesões que podem machucar a articulação (ex.: lesão de ligamento, de menisco, cartilagem, fraturas, entre outros).

O princípio de se fazer a viscossuplementação se justifica porque, quando a articulação está doente ou sofre alguma lesão, as características químicas do líquido sinovial modificam. Por exemplo, se seu joelho ficar inchado, significa que tem um monte de substância dentro dele que está causando inflamação e resultando no inchaço.

Essas substâncias estão todas misturadas no líquido sinovial e modificam sua composição química. Dentre elas, tem uma muito importante que ajuda a manter a articulação saudável. Essa substância se chama ácido hialurônico.

O ácido hialurônico diminui a inflamação, melhora o metabolismo das células da cartilagem e impede que essas células morram. Com isso, você sente menos dor, tem melhora na mobilidade da articulação e diminui o inchaço.

Por isso, suplementar ácido hialurônico pode ajudar pessoas com problemas nas articulações. A suplementação de ácido hialurônico é feita por meio de sua injeção dentro da articulação doente, e o nome disso é viscossuplementação. Se você tiver problema em alguma articulação do seu corpo, consulte-se com o ortopedista especialista para avaliar se há indicação da viscossuplementação. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn