É necessário transfundir sangue na cirurgia de prótese de joelho?

Em todos esses anos de prática na ortopedia, as únicas situações que presenciei a necessidade de transfusão sanguínea por conta de uma cirurgia para colocar uma prótese de joelho (chamada artroplastia total de joelho) foram aquelas em que o paciente não pôde realizar um preparo pré-operatório e não era Testemunha de Jeová.

Qual o risco de necessitar de transfusão sanguínea na prótese de joelho?

Antigamente, sem a tecnologia de que dispomos hoje, a taxa de transfusão de sangue na artroplastia do joelho era superior a 30%. Atualmente, seguindo os protocolos para minimizar perdas sanguíneas, o risco é inferior a 2%, sendo quase zero em alguns estudos.

O que fazer se o paciente for Testemunha de Jeová?

Quando estamos diante de um paciente que é Testemunha de Jeová, sabemos que a transfusão sanguínea não é uma opção de tratamento. Assim, elaboramos toda nossa estratégia cirúrgica baseada nesse compromisso.

O cuidado com o Testemunha de Jeová começa antes mesmo da cirurgia, na avaliação pré-operatória. Verificamos suas deficiências sanguíneas e vitamínicas, e controlamos doenças que podem influenciar na produção das hemácias, como diabetes e insuficiência renal.

Além disso, podemos lançar mão, já nessa etapa, de medicamentos para auxiliar a produção dos glóbulos vermelhos como a EPO (eritropoetina) e o sulfato ferroso.

Cuidados especiais para o paciente Testemunha de Jeová durante a cirurgia

Na cirurgia, os cuidados se intensificam, pois é quando as perdas de sangue aumentam. Além da boa técnica cirúrgica, podemos utilizar próteses menos invasivas e medicamentos que auxiliam a cicatrização dos tecidos e a coagulação do sangue.

Após a cirurgia, o cuidado é mantido para monitorar eventuais perdas de sangue e auxiliar o corpo, quando necessário, a recuperar o volume de sangue mínimo para prover uma boa recuperação ao paciente Testemunha de Jeová.

Se você tem artrose no joelho com indicação de colocar uma prótese, consulte-se o ortopedista especialista que possa realizar essa cirurgia considerando as particularidades das Testemunhas de Jeová. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn