R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo 11 3394.5007 contato@ortopedistajoelho.com.br


Artrose do Joelho

O “desgaste” das articulações é um processo natural que ocorre com todas as pessoas. É como o envelhecimento de nossa pele – com surgimento de rugas –, de nossos cabelos – que ficam brancos –, e qualquer outra parte do corpo. Em outras palavras, o desgaste das articulações faz parte do envelhecimento. O nome científico do desgaste das articulações é artrose, ou osteoartrite. Quando no joelho, denominamos gonartrose.

Tratamento da Artrose do Joelho (Gonartrose)

Existem opções cirúrgicas e não cirúrgicas de tratamento para artrose do joelho. As não cirúrgicas são sempre empregadas nos pacientes. As cirúrgicas dependem de critérios estabelecidos pela literatura médica, sendo um deles o insucesso do tratamento não cirúrgico.

Com o avanço tecnológico, novas formas de tratamento não cirúrgico vêm surgindo; por isso, a lista de opções é crescente. As opções tradicionais, bastante conhecidas de tratamento não cirúrgico são:

  • Fisioterapia;
  • Atividade física supervisionada por educador físico;
  • Avaliação com nutricionista para controle do peso;
  • Uso de órteses: bengalas, palmilhas, joelheiras, etc.;
  • Medicamentos: analgésicos, opioides, anti-inflamatórios, fitoterápicos. Os medicamentos podem ser fornecidos via oral ou cutânea (na forma de pomadas, por exemplo).

Existem também opções mais modernas de tratamento não cirúrgico e que também apresentam bons resultados:

  • Viscossuplementação;
  • Ondas de choque;
  • Radiofrequência;
  • Infiltração articular com corticoide;
  • Alcoolização.

Embora nenhum tratamento – cirúrgico ou não – ofereça a cura para a artrose, as opções que dispomos atualmente podem proporcionar alívio da dor, melhora da qualidade de vida e, eventualmente, postergar ou eliminar a necessidade de submeter o paciente à cirurgia.

O tratamento não cirúrgico tem papel muito importante, principalmente, nos pacientes que:

  • Apresentam risco elevado de sofrer complicações com tratamento cirúrgico (ex.: certos casos de insuficiência cardíaca, insuficiência renal, etc.);
  • São muito jovens para serem submetidos à cirurgia de artroplastia (prótese) do joelho;
  • Preferem não ser submetidos à cirurgia.

Na maioria dos pacientes com artrose, recomendo iniciar com o tratamento não cirúrgico. Assim, poderemos avaliar os resultados e definir se manteremos o tratamento não cirúrgico ou partiremos para o tratamento cirúrgico. Por isso, o paciente deve buscar sempre avaliação com especialista de patologias do joelho, que terá condições técnicas de indicar, junto às necessidades do paciente, as melhores opções terapêuticas.

Perguntas
Frequentes

Não. Mesmo se optado por não operar o joelho, é necessário reabilitar (fazer fisioterapia) antes de qualquer coisa.
Com a lesão de algum ligamento importante do joelho (ex.: o ligamento cruzado anterior, ligamento colateral lateral, etc.), o joelho se movimenta anormalmente. Por conta disso, o joelho desgasta mais rápido, processo esse conhecido como artrose.
O joelho lesado não será exatamente como antes, mas com a cirurgia é possível retomar as atividades do dia-a-dia e recuperar a qualidade de vida. Não tratar (com ou sem cirurgia, conforme a indicação) significa condenar de vez a saúde do seu joelho.
Nem sempre. Nos casos em que o tempo de cirurgia se prolonga muito, é comum realizarmos o tratamento em duas etapas para minimizar os riscos de infecção, trombose, etc. Verifique o seu caso com o especialista em cirurgia do joelho.
Não há urgência para reconstruir os ligamentos do joelho, a não ser em casos com fratura. Ao contrário, na maioria dos casos é recomendado aguardar alguns dias antes de operar para melhorar os resultados e minimizar os riscos de complicações.

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: