R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista | Hospital Sírio-Libanês - São Paulo 11 3394.5007 contato@ortopedistajoelho.com.br


Artroplastia de Joelho (Prótese)

Ao longo de nossas vidas, os joelhos desgastam. Alguns joelhos desgastam mais rápido; por exemplo em pacientes com artrite reumatoide, ou que sofreram fraturas no joelho. Outros joelhos, em contrapartida, sofrem pouco desgaste ao longo de mais de 80 anos de vida.

Chamamos de artrose (ou osteoartrite, gonartrose, osteoartrose) quando alguma articulação sofre “desgaste”. Para a artrose, existem diversos tratamentos. Na maioria dos casos, a primeira linha de tratamento é o não cirúrgico, que inclui medicamentos, viscossuplementação, atividade física supervisionada, fisioterapia, nutracêuticos, etc.

Nos casos em que o tratamento não cirúrgico foi ineficaz, ou que a artrose impõe incapacidade funcional significativa, indica-se o tratamento cirúrgico.

Antes de prosseguir com a explicação, é importante informar que, quando falamos em artrose do joelho, podemos dividir essa articulação em 3 partes principais: uma que está em contato com a patela, outra que está mais na parte de dentro do joelho, e a última que está na parte de fora do joelho. O tratamento cirúrgico da artrose do joelho depende de quantas e quais dessas 3 partes principais está acometida pela artrose.

Artroplastia de joelho quando só 1 parte está doente

Podemos realizar uma osteotomia ou uma artroplastia chamada de unicompartimental. A osteotomia, conforme escrevi numa sessão específica aqui no site, é um procedimento que realiza cortes trigonometricamente planejados para modificar o formato do osso. A osteotomia é utilizada para corrigir o joelho “torto”, e serve também para tratar a artrose.

A artroplastia é um procedimento que também engloba a realização de cortes ósseos planejados. Neste caso, em especial, os cortes formatam o osso para possibilitar que ele se encaixe à prótese semelhante ao encaixe das peças de um Lego. Em se tratando de artroplastia unicompartimental, os cortes dos ossos são realizados somente em 1 parte do joelho; portanto, a incisão cirúrgica (corte na pele) e o tamanho da prótese é menor do que quando realizamos uma artroplastia total.

Quando 2 ou 3 partes estão doentes

Realizamos a artroplastia total do joelho, ou seja, todo o joelho é preparado, por meio de cortes ósseos, para que acomodar uma prótese maior que recubra todo, ou grande parte, do joelho. A prótese total do joelho pode ou não englobar a patela, o que varia conforme preferência do cirurgião e situações específicas de comprometimento da patela.

Agende sua
Consulta

Agende sua consulta com o Dr. Carlos Vinicus.

São Paulo:
11 3394.5007

Procedimentos
Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.

Prótese Total para Joelho

Os ossos do joelho (tíbia, fêmur e patela) são cobertos por um tecido (conjunto ...

Prótese Unicompartimental para Joelho

Conforme detalhei em outras páginas desse site dedicadas a informar sobre o tema da ...

Fratura da Prótese de Joelho

A artroplastia de joelho é uma cirurgia realizada para substituir a articulação doente (com ...

Revisão de Prótese de Joelho

A prótese de joelho é constituída por material feito de liga metálica (ex.: cromo-cobalto). ...

Artroplastia em Casos de Artrose Grave no Joelho

O desgaste do joelho, denominado artrose (ou osteoartrite, ou gonartrose), ocorre conforme envelhecemos. Algumas ...

Entre em
Contato

Ainda tem alguma dúvida sobre como o Dr. Carlos Vinicius pode tratar a sua lesão? Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

Enviar

Receba Gratuitamente Nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossas novidades, dicas e informações.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Powered by: